Três Rios (RJ) Define Novo Prefeito e Vice em Eleição Decisiva

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Três Rios, cidade localizada no centro-sul fluminense, acaba de eleger Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos), conhecido como Jonas Dico, como seu novo prefeito. Arsonval Macedo, o Liliu (MDB), assume o cargo de vice-prefeito. A chapa vitoriosa conquistou 16.182 votos, representando 40,19% dos votos válidos, em pleito realizado neste domingo. O mandato da nova administração se estenderá até 31 de dezembro de 2028.

A eleição municipal atraiu 43.378 eleitores dos 61.308 aptos a votar. A abstenção atingiu 29,25%, com 17.930 eleitores ausentes. Votos brancos e nulos totalizaram 3.111, equivalentes a 7,17% do total.

O processo eleitoral ocorreu sem incidentes graves. As 205 seções eleitorais funcionaram sem a necessidade de substituição de urnas eletrônicas. Um único incidente foi registrado envolvendo um desacato à polícia e a apreensão de um veículo portando propaganda eleitoral nas proximidades de locais de votação.

A eleição suplementar ocorreu após a impugnação da candidatura de Joacir Barbaglio, que havia sido o candidato mais votado nas eleições de 2024. Barbaglio teve suas contas de gestão como presidente da Câmara Municipal de Três Rios reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019. Embora tenha buscado reverter a decisão através de uma liminar, a Justiça Eleitoral manteve sua inelegibilidade, seguindo o entendimento de que a data limite para a regularização da documentação é o primeiro turno das eleições.

A diplomação dos eleitos está agendada para o dia 29 de outubro e será realizada no Fórum da cidade pela 174ª Zona Eleitoral. A diplomação é o ato formal que certifica a eleição e habilita os eleitos a tomarem posse.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também