A cidade do Rio de Janeiro registrou uma madrugada atípica para esta época do ano. Na terça-feira, os termômetros marcaram a menor temperatura para o mês de outubro em dez anos. O Sistema Alerta Rio informou que a mínima alcançada foi de 11,3°C, às 3h25, na estação Alto da Boa Vista.
O fenômeno climático é atribuído à aproximação e passagem de uma frente fria continental no final de semana anterior, combinada com o transporte de umidade. A meteorologista Mayara Villela, do Sistema Alerta Rio, explicou que ventos úmidos vindos do oceano e um sistema de alta pressão também influenciaram a queda das temperaturas, ressaltando que tal variação, embora incomum, não é inédita durante a primavera.
“A primavera é uma estação de transição que apresenta algumas características parecidas com a do inverno ainda neste início e ganhando características de verão mais pro final. Nela, os dias vão ficando mais longos e as noites mais curtas, em relação ao inverno. Ainda há entrada de frentes frias que podem derrubar as temperaturas, além de dias quentes e pancadas de chuva no fim do dia”, detalhou Villela.
A previsão indica uma ligeira elevação das temperaturas mínimas a partir desta quarta-feira. A nebulosidade deve diminuir ao longo do dia, com máximas entre 27°C e 30°C.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br