Planalto Barrara Texto Sobre Jornada 6×1 e Redução de Horas na Câmara

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Ministros do governo federal expressaram, nesta terça-feira, oposição ao parecer do deputado Luiz Gastão sobre a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, mantendo a escala 6×1. A votação do texto está prevista para esta quarta-feira em uma subcomissão da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o tema seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que a posição do governo é pelo fim da escala 6×1, defendendo a necessidade de qualidade de vida para os trabalhadores. “Não adianta só reduzir a jornada, é necessário também que os trabalhadores tenham um tempo para resolver os seus problemas, tempo de lazer, tempo de cuidar da sua família”, afirmou.

Na ocasião, Gleisi estava acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, do deputado Reginaldo Lopes e da deputada Daiana Santos.

Boulos destacou a surpresa do governo com o relatório da subcomissão e reafirmou o compromisso de defender o fim da escala 6×1, sem redução salarial. “Vamos seguir defendendo essa posição […] no Parlamento, na sociedade, nas ruas, e dialogar com o conjunto dos parlamentares. É uma pauta aprovada por mais de 70% da população brasileira em todas as pesquisas”, concluiu o ministro. Lopes e Santos são autores de propostas legislativas sobre o tema.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também