Operação Desmantela Rede de Falsificação de Bebidas Alcoólicas em São Paulo: Seis Presos

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Uma operação da Polícia Civil de São Paulo resultou na prisão de seis indivíduos nesta terça-feira, acusados de integrar uma organização criminosa dedicada à adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas em diversas cidades do estado. Além das acusações de falsificação, um dos detidos foi preso em flagrante por porte ilegal de armas.

A ação, batizada de “Poison Source” (Fonte do Veneno), cumpriu 20 mandados de busca e apreensão na capital paulista e em outras sete cidades: Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.

As investigações se intensificaram a partir da prisão, há cerca de dez dias, de um dos principais fornecedores de insumos e bebidas falsificadas no país. Segundo a delegada responsável pela operação, o indivíduo comercializava garrafas, rótulos, tampinhas e lacres que imitavam perfeitamente os produtos originais, dificultando a identificação da fraude. A operação atual visou os compradores desses produtos.

A delegada Leslie Caran Petrus enfatizou que os presos tinham plena ciência da falsificação, vendendo as bebidas por preços significativamente inferiores aos de mercado. A investigação revelou a existência de pagamentos, conversas e envio dos insumos, além de indícios de distribuição para outros seis estados.

O delegado-geral de Polícia de São Paulo, Arthur Dian, informou que em 13 dos 20 locais investigados foram encontradas bebidas com suspeita de adulteração. Testes preliminares já foram realizados em alguns dos locais, e os demais passarão por análise.

A operação faz parte das ações do gabinete de crise do Governo de São Paulo para combater casos de intoxicação por metanol. A coordenação é do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar, com apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também