Negociações da COP30 Retomadas Após Incêndio; Investigação Sobre Causa Continua

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

As negociações da COP30 foram retomadas ainda na noite de quinta-feira (20), após um incêndio em uma pequena área da Zona Azul. O anúncio da retomada foi feito pelo secretário extraordinário da COP30, Valter Correia. As atividades seguirão normalmente a partir das 8h da manhã seguinte.

Correia informou que o controle da área da Zona Azul foi restabelecido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e pela Organização das Nações Unidas.

A área afetada pelo incêndio foi isolada por precaução, visando garantir a segurança e permitir a continuidade dos trabalhos nas demais áreas, incluindo a Zona Verde, que também havia tido suas atividades suspensas temporariamente.

O secretário destacou a rápida ação do Corpo de Bombeiros, que controlou o princípio de incêndio em apenas seis minutos. A atuação conjunta dos bombeiros, da UNFCCC e da ONU foi fundamental para normalizar a situação.

A retomada das atividades foi possível após a emissão de um novo alvará de segurança pelo Corpo de Bombeiros, emitido após uma vistoria completa na Zona Azul. O novo alvará atesta a segurança da área e garante que não há riscos para a integridade física dos participantes.

As investigações sobre as causas do incêndio seguem em andamento. Durante o incidente, o serviço médico atendeu 21 pessoas: 19 por inalação de fumaça e duas por crises de ansiedade. Ninguém sofreu ferimentos graves.

A investigação busca determinar a causa exata do incêndio. A suspeita inicial é de que tenha sido provocado por uma sobrecarga elétrica. A expectativa é de que mais informações sobre as causas sejam divulgadas em breve.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também