Lula Discute Tensão no Caribe em Cúpula Celac-UE na Colômbia

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcará presença na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), agendada para o próximo domingo (9), em Santa Marta, Colômbia. A participação do presidente brasileiro tem como objetivo principal discutir a crescente movimentação militar dos Estados Unidos na região do Caribe e nas proximidades da costa da Venezuela.

Em declarações recentes, Lula mencionou ter abordado o assunto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um encontro anterior na Malásia, em outubro. Na ocasião, o presidente brasileiro se ofereceu para intermediar o diálogo entre os Estados Unidos e a Venezuela, buscando uma solução diplomática para as tensões regionais.

Lula enfatizou que a reunião da Celac ganha relevância diante do contexto atual, especialmente no que se refere à presença de navios de guerra americanos em mares da América Latina. O presidente defende que a América Latina é uma zona de paz e que conflitos na Venezuela devem ser resolvidos por meios políticos.

A cúpula Celac-UE acontece em meio a um período de instabilidade no Caribe, onde os Estados Unidos intensificaram sua presença militar, incluindo o envio de tropas terrestres, submarinos e navios de guerra. O governo americano justifica suas ações como parte de um esforço para combater o narcotráfico na região.

Em contrapartida, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, alega que há interesses em jogo relacionados às reservas de petróleo do país e que o aumento da presença militar tem como objetivo destituí-lo do poder.

O encontro Celac-UE reunirá representantes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações da Celac. A retomada do diálogo birregional e as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia estão entre os temas centrais da cúpula. Lula participará apenas do primeiro dia do evento, retornando posteriormente a Belém para a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O presidente está no Pará desde o início do mês, onde cumpriu agendas como a inauguração de obras e visitas a comunidades indígenas. Anteriormente à cúpula Celac-UE, Lula também presidirá a cúpula de líderes da COP30, também em Belém.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também