INSS Cria Força-Tarefa para Reduzir Acúmulo de 2,8 Milhões de Solicitações

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu um comitê estratégico com o objetivo de enfrentar o desafio de 2,8 milhões de pedidos de benefícios pendentes, incluindo aposentadorias, pensões e salários-maternidade. A medida busca agilizar a análise e a concessão desses benefícios aos segurados.

O comitê terá como responsabilidade monitorar, avaliar e propor soluções para lidar com o aumento de 23% no volume de novas solicitações recebidas pela autarquia. O objetivo é otimizar os processos internos e reduzir o tempo de espera para os cidadãos.

Embora o número de pedidos pendentes tenha aumentado, o INSS argumenta que o tempo médio para a concessão de benefícios tem diminuído, situando-se atualmente em 35 dias. A meta é reduzir ainda mais esse prazo, garantindo um atendimento mais eficiente à população.

De acordo com dados do INSS, aproximadamente 920 mil processos podem ser resolvidos diretamente pelo instituto. Além disso, o comitê buscará alternativas para solucionar 1,9 milhão de pedidos que apresentam pendências externas, como falta de documentos ou biometria.

O prazo para a conclusão dos trabalhos do comitê está previsto para 30 de junho de 2026. O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou que apenas um terço da fila está sob a governabilidade do INSS e reconheceu a importância dos mutirões para diminuir o volume de solicitações pendentes.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também