A Enviada Especial da presidência da COP30 para Oceanos, Marinez Scherer, enfatizou a necessidade urgente de um maior comprometimento financeiro para a proteção dos oceanos, tanto por parte de países quanto de organizações privadas. A declaração foi feita durante a abertura da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém.
Scherer destacou a importância econômica dos oceanos, avaliada em quase US$ 4 trilhões anualmente, e alertou para os riscos de perdas significativas no Produto Interno Bruto (PIB) de regiões costeiras, que podem chegar a 20% até o final do século, caso a situação atual persista. Ela enfatizou que este não é um problema futuro, mas uma ameaça presente.
A especialista ressaltou que menos de 1% do financiamento climático global é destinado a soluções oceânicas, uma realidade que, segundo ela, precisa mudar drasticamente. Ela convocou líderes globais a aumentarem os investimentos nos oceanos e a sociedade a reconhecer sua importância crucial na contenção do aquecimento global.
Scherer destacou a relevância de Belém como sede da COP30, por permitir a união da Floresta Amazônica e do Oceano Atlântico, dois sistemas fundamentais na regulação do clima do planeta. Ela lembrou que o oceano cobre 70% da superfície terrestre, produz mais da metade do oxigênio e absorve 90% do calor excedente das emissões.
A especialista também frisou que o oceano é fonte de alimento, proteção, sustento econômico, cultura e identidade. Ignorar a importância dos oceanos, segundo ela, significa comprometer o futuro, já que todos estão conectados a ele, independentemente de onde vivam.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br