A etapa de Laval, na França, da Copa do Mundo de paraescalada, foi palco de grandes conquistas para o Brasil, com dois pódios alcançados. Eduardo Schaus, atleta do Paraná, brilhou neste domingo (26) ao garantir a medalha de bronze na disputada classe AU2, destinada a atletas amputados ou com função reduzida de membro superior.
Na emocionante final, que reuniu os quatro melhores escaladores da eliminatória de sábado (25), Eduardo Schaus, que nasceu sem a mão direita, demonstrou sua força e técnica ao escalar 40 agarras na desafiadora parede. A performance do brasileiro o colocou atrás apenas do norueguês Isak Ripman, que alcançou 45 agarras, e do alemão Kevin Bartke, que atingiu o topo da parede.
Este bronze representa a primeira medalha de Eduardo Schaus em etapas da Copa do Mundo, um feito notável para o atleta que já havia conquistado o título de vice-campeão mundial este ano.
No sábado, a alegria brasileira já havia sido estampada com a vitória de Marina Dias na final da classe RP3, destinada a atletas com limitações de alcance, força e potência. A conquista marcou o primeiro ouro de Marina Dias na Copa do Mundo deste ano, após garantir o terceiro lugar nas etapas de Salt Lake City, nos Estados Unidos, e Innsbruck, na Áustria.
A paraescalada fará sua estreia como modalidade paralímpica nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos. O programa da competição, no entanto, não contemplará todas as classes. Em junho, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou que a classe de Marina Dias não estará presente em 2028, ao contrário da classe de Eduardo Schaus. Ao todo, serão oito categorias em disputa, divididas igualmente entre os gêneros masculino e feminino, reunindo atletas com deficiências visuais, de membros superiores e inferiores, além de limitações de alcance e potência.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br