Desemprego: Queda Histórica no Tempo de Busca por Vaga, Aponta IBGE

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O mercado de trabalho brasileiro apresenta sinais de recuperação consistentes, com uma diminuição expressiva no tempo que os trabalhadores levam para encontrar uma colocação. No terceiro trimestre de 2025, o número de pessoas buscando emprego há dois anos ou mais sofreu uma queda de 17,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Paralelamente, o contingente de indivíduos à procura de ocupação por um período entre um mês e menos de um ano atingiu o menor patamar já registrado desde 2012.

Além da redução no longo prazo, o levantamento também aponta para um recorde de baixa no número de desempregados que estão na busca por um período que varia de um a menos de dois anos. A pesquisa revela ainda que o número de brasileiros que estão há menos de um mês em busca de trabalho diminuiu 14,2% em relação ao terceiro trimestre de 2024.

Os dados revelam que todas as faixas de tempo de procura por emprego apresentaram redução no número de desocupados. Este cenário ocorre em um contexto onde o país alcançou uma taxa de desocupação de 5,6%, o menor valor desde o início da série histórica da pesquisa em 2012.

O levantamento do IBGE detalhou o contingente de desocupados em quatro faixas de tempo de procura: menos de um mês (1,1 milhão de pessoas, redução de 14,2% na comparação anual); um mês a menos de um ano (3 milhões de desocupados, redução de 12,2%); um ano a menos de dois anos (666 mil pessoas, redução de 11,1%); e dois anos ou mais (1,2 milhão de pessoas, redução de 17,8%).

Durante o terceiro trimestre de 2025, a maioria dos desocupados (50,8%) estava na faixa de um mês a menos de um ano de procura. A parcela de desocupados que buscavam emprego há dois anos ou mais representava 19,5% do total, a menor desde 2015.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também