COP30 Garantida: Lula Celebra Avanços e Derruba Preconceitos em Belém

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu uma agenda intensa em Belém, Pará, nesta quinta-feira (2), marcando um avanço significativo na preparação da cidade para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em pouco mais de um mês.

Durante a entrega de parte das obras preparatórias, Lula declarou: “O preconceito foi vencido, a COP está garantida”. O presidente enfatizou a importância dos investimentos para os estados mais negligenciados, destacando que as ações visam atender às necessidades da população.

A cerimônia de inauguração do Parque Linear da Doca, uma das vitrines da COP30, marcou um dos pontos altos da agenda. Localizado ao longo do canal da Doca, o novo parque representa um investimento de R$ 312,2 milhões, abrangendo 24 mil metros quadrados de área construída e requalificada ao longo de 1,2 quilômetro de canal. Financiado pela Itaipu Binacional, o projeto foi concluído com quatro meses de antecedência, melhorando as condições de deslocamento e fluidez do trânsito com a implantação de uma via elevada que prioriza os pedestres. O espaço oferece ainda paisagismo, equipamentos de lazer e prática esportiva, incluindo academia ao ar livre, quiosques, mirantes, parque infantil e canteiros arborizados, além de nova infraestrutura de coleta e destinação de esgoto.

Além do parque, obras de macrodrenagem em 18 canais, totalizando mais de 13 quilômetros, estão em fase final de execução. Essas intervenções incluem a expansão das redes de distribuição de água e a implantação de novas redes de esgoto, com uma dessas obras inaugurada no entorno do Mercado Ver-o-Peso.

Lula também visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, no bairro Telégrafo, que, com um orçamento de R$ 125,2 milhões, é a maior ETE do Pará em capacidade de atendimento, beneficiando mais de 90 mil pessoas em 10 bairros. A ETE tem capacidade para tratar até 475 litros de esgoto por segundo, evitando o lançamento na Baía do Guajará.

Ao chegar no Pará, pela manhã, Lula esteve em Breves, na Ilha do Marajó, onde anunciou investimentos na infraestrutura educacional e inaugurou três unidades de ensino.

Nesta sexta-feira (3), o presidente prossegue sua agenda com a vistoria das obras do Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão, incluindo o Museu das Amazônias, o Centro Gastronômico e o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. A comitiva presidencial também visitará o Parque da Cidade, sede dos eventos da COP30.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também