Ceará Celebra: Lula Entrega Carteiras a Professores e Impulsiona Educação

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Em um evento realizado em Fortaleza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou carteiras nacionais de docentes a professores do Ceará. O novo documento funcional oferece benefícios como meia-entrada em eventos culturais, condições diferenciadas em cartões de crédito, descontos em hotéis e outros serviços, através de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e empresas privadas.

O Ceará possui um contingente de 164,4 mil professores elegíveis para solicitar a carteira, com cerca de 3 mil já tendo recebido o documento. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro e destinado a 2,7 milhões de docentes da rede pública e privada em todo o país.

A professora de matemática Maria Jéssyka Almeida dos Santos destacou a importância do reconhecimento aos docentes, enfatizando o papel das políticas públicas em sua trajetória. “Sou prova viva de que investir em educação não é despesa, é investimento no futuro”, afirmou. Ela também ressaltou que a Carteira Nacional Docente do Brasil é um documento oficial com validade nacional, marcando um reconhecimento e valorização da classe docente.

A Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) foi instituída por lei em setembro e começou a ser emitida em outubro. O documento, com validade de dez anos, pode ser emitido no sistema Mais Professores, do Ministério da Educação. Para ser elegível, é necessário possuir CPF regular e estar em exercício da atividade docente.

Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou a importância da educação e a necessidade de garantir oportunidades iguais para todos os brasileiros.

O programa Mais Professores para o Brasil prevê diversas ações para incentivar e valorizar a docência, incluindo premiações para professores das redes públicas com base no desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Ceará, mais de 4 mil profissionais foram premiados com um cartão para aquisição de computadores, tablets e ferramentas pedagógicas digitais.

Durante o evento, Lula também autorizou a terceira etapa de obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, com um investimento de R$ 181,3 milhões. O campus no Ceará, com início das atividades presenciais previsto para 2027, representa um avanço no projeto de implantação da instituição na Base Aérea de Fortaleza, reforçando o papel do estado na formação de engenheiros e no desenvolvimento tecnológico do país.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também