Brasil e Paraguai marcaram para a primeira quinzena de dezembro a retomada das negociações referentes à revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu. O acordo será feito com base no Entendimento Bilateral firmado em abril de 2024. O anúncio foi feito por meio de nota conjunta.
Os chanceleres brasileiro e paraguaio, Mauro Vieira e Rubén Ramírez Lezcano, respectivamente, reuniram-se para discutir a agenda bilateral. Durante o encontro, Vieira apresentou a Ramírez Lezcano um relatório confidencial e ofereceu esclarecimentos solicitados pelo governo paraguaio sobre ações da Brasileira de Inteligência (Abin) em território paraguaio entre junho de 2022 e março de 2023.
O governo brasileiro informou que, assim que tomou conhecimento da operação, o Presidente Lula a tornou sem efeito. Lamentando o impacto do ocorrido na relação bilateral, garantiu que o governo está tomando as medidas necessárias para identificar e responsabilizar judicialmente os envolvidos. O chanceler paraguaio recebeu o relatório e as explicações, declarando que o governo do Paraguai considera o assunto encerrado.
Adicionalmente, os chanceleres discutiram possíveis datas para visitas dos presidentes dos dois países, visando avançar em temas como infraestrutura (inauguração da Ponte da Integração, conexões rodoviárias, Corredor Bioceânico, Hidrovia Paraguai-Paraná e aeroportos), energia (interconexão elétrica, cooperação interinstitucional, planejamento energético, biomassa e etanol), segurança pública (combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas, crime organizado transnacional e cooperação penitenciária), defesa (cooperação militar, capacitação, ações conjuntas e equipamentos) e cooperação em alimentação escolar, agricultura familiar, institutos de estatística e planejamento econômico público. A pauta incluiu ainda a cooperação educacional, com maior acesso de estudantes paraguaios a universidades brasileiras, intercâmbio de docentes e alunos entre academias diplomáticas e postos no exterior.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br