Ação no DF Alerta sobre HIV/Aids com Testagem Rápida e Gratuita

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu uma ação de conscientização na manhã desta segunda-feira, com o objetivo de oferecer testagem rápida para o HIV e fornecer informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e Aids à população. A iniciativa incluiu a distribuição gratuita de preservativos e lubrificantes.

A ação marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o início da campanha Dezembro Vermelho. Jaqueline Marques, responsável pelo Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA) da Secretaria de Saúde, ressaltou a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

“Saímos das quatro paredes e viemos para um lugar de grande circulação para que mais pessoas tenham acesso à testagem, que é gratuita”, explicou Jaqueline. Ela enfatizou que a prevenção e a informação são cruciais para desmistificar o medo de fazer o teste. “Hoje, ninguém mais morre de HIV. Se descobre [a infecção], já inicia o tratamento. A pessoa infectada pode ter uma excelente qualidade de vida e até nem chegar a desenvolver a Aids”, afirmou.

A iniciativa contou com o apoio de ONGs como Amigos da Vida, GPS Foundation, Instituto Ipês e o coletivo Distrito Drag. A artista Avellaskis, do Distrito Drag, salientou que a questão do HIV/Aids não se restringe a grupos específicos. “Geralmente, as pessoas que têm acesso fácil ao sexo se cuidam mais do que quem está em casa, casado há 30 anos. Mas é um dever de todos se cuidar”, reforçou. Avellaskis destacou a importância de abordar o tema abertamente para reduzir o estigma e o medo associados ao HIV.

Juliana Mendes, veterinária de 25 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o teste gratuito. Iraídis Bezerra da Costa e Silva, recepcionista, também realizou o teste, motivada pela curiosidade e pela prevenção. Josué dos Santos, motociclista, optou por fazer o autoteste em casa, após receber orientações sobre o uso.

Para quem não participou da ação, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Brasília oferece testes gratuitos para diversas ISTs, tratamento e acompanhamento individualizado. O serviço está disponível no Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedin), na Asa Sul. A coleta de sangue é realizada das 7h às 11h e das 13h às 17h, e os demais atendimentos ocorrem das 7h às 12h.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também