Soberania e Democracia Brasileiras Inegociáveis, Afirma Lula em Artigo

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Em artigo de opinião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às recentes imposições tarifárias dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O texto aborda a relação comercial bilateral, a soberania do Brasil e a importância da democracia.

Lula destacou que os Estados Unidos acumularam um superávit de US$ 410 bilhões no comércio com o Brasil nos últimos 15 anos. Ele argumenta que as tarifas brasileiras não são excessivas, apontando que cerca de 75% das exportações dos EUA para o Brasil são isentas de impostos.

Defendendo o multilateralismo como a melhor abordagem para as relações internacionais, Lula classificou a decisão de taxar produtos brasileiros como um ato político. Ele fez uma defesa da soberania do Brasil e do seu sistema judiciário.

O presidente brasileiro criticou as alegações de perseguição política ao ex-presidente, recentemente condenado por tramar um golpe de estado. Lula também abordou os esforços para regular as grandes empresas de tecnologia.

O artigo ressaltou a implementação do sistema de pagamentos digitais, o PIX, como um catalisador para a inclusão financeira de milhões de brasileiros e empresas, facilitando transações e impulsionando a economia.

A questão da Amazônia também foi levantada, com Lula informando que a taxa de desmatamento foi reduzida pela metade nos últimos dois anos e que a polícia brasileira apreendeu milhões em dólares envolvidos em crimes ambientais no ano passado.

O presidente Lula reafirmou a abertura do Brasil para negociar a questão das tarifas com os Estados Unidos, lembrando que as relações bilaterais duram mais de 200 anos e que divergências ideológicas não devem prejudicar a colaboração entre as duas nações.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também