Exportações de Veículos Disparam em Agosto, Aponta Anfavea

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

As exportações de veículos automotores registraram um aumento significativo em agosto, com um total de 57,1 mil unidades embarcadas. O balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela um crescimento de 19,3% em relação ao mês de julho e um salto de 49,3% comparado ao mesmo período do ano anterior.

No acumulado de janeiro a agosto, as exportações somaram 313,3 mil unidades, superando em 12,1% o volume registrado nos primeiros oito meses do ano anterior.

A produção nacional de autoveículos atingiu 247 mil unidades em agosto, representando um aumento de 3% em relação ao mês anterior, embora tenha apresentado uma queda de 4,8% em comparação com agosto do ano passado. No acumulado do ano, a produção alcançou 1,743 milhão de unidades, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.

Os emplacamentos de autoveículos totalizaram 225,4 mil unidades em agosto. No acumulado do ano, foram registrados 1,668 milhão de emplacamentos, um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As vendas de modelos nacionais no varejo apresentaram uma queda de 9,3% no ano, enquanto as vendas de importados cresceram 17,3%. Mesmo nas vendas diretas, os nacionais cresceram 12,4%, abaixo dos 13,8% de alta dos estrangeiros.

Os emplacamentos de modelos eletrificados nacionais tiveram um crescimento notável, representando 25% das vendas totais de veículos híbridos e elétricos no ano.

A Anfavea destacou que o segmento de caminhões é o que mais sente os efeitos dos juros elevados, da alta inadimplência e da desaceleração da atividade econômica. Em agosto, houve uma queda na produção acumulada em relação ao ano anterior. Embora o recuo seja de apenas 1%, a entidade indica uma inversão da curva de crescimento que se mantinha ao longo dos primeiros sete meses do ano.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também