Mentoria impulsiona negócios criativos no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) oferece uma oportunidade valiosa para artistas e artesãos: as mentorias especializadas. O evento, que começou no dia 3 e segue até o dia 7, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, selecionou 14 mentores, cada um dedicado a um segmento específico da economia criativa, incluindo dança, artes plásticas, música e audiovisual.

Micaela Neiva, consultora sênior de Inteligência de Mercado do MICBR, revelou que a seleção foi concorrida, com mais de 400 inscritos para oferecer as mentorias. Cada um dos 14 especialistas escolhidos orientará individualmente 15 participantes de seu segmento até o dia 6.

Dona Josefa Marques Nazaré, artesã da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, de Carapó, Mato Grosso do Sul, que trabalha com tingimento natural de lã de ovelha, participou da mentoria e das rodadas de negócios. Ela destacou o impacto positivo da experiência, mencionando conversas promissoras com potenciais parceiros e a riqueza das ideias recebidas durante a mentoria.

Sua mentora, Nina Coimbra, designer e curadora de artesanato, enfatizou a importância de separar os serviços dos produtos na apresentação do negócio. “Eu falei pra ela não misturar as coisas na apresentação, ter o serviço separado do produto, pra conseguir contar a história dela no produto, diferente do serviço”, explicou Nina.

Nina Coimbra também ressaltou que o MICBR se consolida como política pública essencial para a profissionalização do setor cultural. “É um evento único, de trocas não só em cada setor, mas entre diferentes expressões culturais e cria a possibilidade de diálogo para além do que está acontecendo aqui”, concluiu.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também