Em apenas dois dias, uma nova ferramenta do Banco Central (BC) bloqueou 1.630 tentativas de abertura de contas consideradas fraudulentas. O sistema, denominado BC Protege+, visa aumentar a segurança para cidadãos e empresas contra fraudes na abertura de contas-correntes, poupança e contas de pagamento pré-pagas.
Até o momento, 145,5 mil pessoas ativaram a proteção e as instituições financeiras realizaram 1,9 milhão de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares. A iniciativa busca prevenir fraudes de identidade e evitar a contratação de produtos financeiros em contas abertas ilegalmente.
O BC Protege+ exige que as instituições financeiras consultem o sistema antes de abrir qualquer conta. Ao ativar o serviço, o usuário comunica oficialmente que não deseja abrir novas contas, nem ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros.
Para ativar a proteção, é necessário acessar a área logada do Meu BC com a conta Gov.br nível prata ou ouro e verificação em duas etapas habilitada. Colaboradores de empresas registrados no gov.br também podem ativar a proteção em nome da organização.
Caso o usuário deseje abrir uma conta ou ser incluído na de terceiros, é necessário desativar temporariamente a proteção no BC Protege+. O Banco Central recomenda programar uma data de reativação automática da segurança. O serviço é gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br