Ceará Celebra Cultura e Identidade em Nova Exposição Gratuita em Fortaleza

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Fortaleza se torna palco de uma celebração da cultura cearense e nordestina com a estreia da exposição “Bloco do Prazer” no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra, que abre suas portas nesta terça-feira, dia 2, oferece entrada gratuita ao público.

Idealizada com o intuito de promover uma reflexão sobre a festa como linguagem cultural e um veículo de afirmação da identidade coletiva, a exposição apresenta um panorama diversificado de expressões artísticas. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre o Ministério da Cultura, o Instituto Dragão do Mar e o Museu de Arte do Rio, contando com o patrocínio da Petrobras e o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará.

Com um acervo de 250 obras de diferentes épocas e estilos, o projeto se destaca pela inclusão de 14 trabalhos recentes ou comissionados, que exploram temas como o corpo, o som, o movimento e a ocupação do espaço público. A exposição abrange uma variedade de mídias, incluindo pinturas, fotografias, objetos, arquivos, documentos históricos, instalações e registros de rituais e festas populares.

A mostra conta com a participação de cerca de 50 artistas nordestinos, com destaque para 30 artistas cearenses, além de representantes de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. Entre os nomes confirmados estão Zé Tarcísio, Luiz Hermano, Charles Lessa, Heloísa Juaçaba, Mestre Chico Emília, Nicolas Gondim, Blecaute e Estrigas.

Segundo a superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a exposição marca o início de uma nova fase para o MAC-CE, com o objetivo de ampliar o acesso à arte contemporânea, diversificar o público e aproximar a arte das experiências cotidianas da população.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também