Dezembro se inicia com a campanha global Dezembro Vermelho, que visa a prevenção e o controle da Aids, com o dia 1º sendo marcado pelo Dia Mundial de Combate à Aids. Monumentos ao redor do mundo são iluminados de vermelho como símbolo da luta contra a doença.
O dia 1º também marca o aniversário da Brasil, que completa 18 anos. Criada em 2007, a pública tem como objetivo oferecer conteúdo informativo, cultural, artístico, científico e educativo.
No campo dos direitos humanos, o 1º de dezembro relembra o ato de coragem de Rosa Parks, em 1955, que se recusou a ceder seu lugar em um ônibus, nos EUA, a um passageiro branco, um marco fundamental na luta contra a segregação racial.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro, promove a conscientização sobre as barreiras enfrentadas por essa parcela da população. Dados mostram que no Brasil, 7,3% da população, ou seja, 14,4 milhões de pessoas, possuem alguma deficiência.
Em 6 de dezembro, a Campanha do Laço Branco, de origem canadense, promove a conscientização masculina pelo fim da violência contra a mulher.
No âmbito cultural, o mês relembra o legado de Fernando Pessoa, renomado poeta da língua portuguesa, falecido em 30 de novembro.
O samba, gênero musical amado no Brasil e no mundo, é celebrado em 2 de dezembro, no Dia Nacional do Samba. A data homenageia o compositor Ary Barroso.
Dezembro também marca o bicentenário do nascimento de Dom Pedro II, imperador do Brasil, nascido em 2 de dezembro de 1825. Dom Pedro II foi um grande incentivador das artes, educação e ciência.
Outro grande nome da música, Cartola, também é lembrado. O sambista faleceu em 30 de novembro, sendo lembrado como um dos maiores nomes da história do samba e um dos fundadores da escola de samba Mangueira.
Marília Pêra, atriz multifacetada, falecida em 5 de dezembro de 2015, também é homenageada por sua contribuição à cultura brasileira.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br