Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o deputado estadual do Paraná, Renato Freitas, em confronto físico com um homem não identificado em uma rua movimentada no centro de Curitiba. As imagens mostram os dois trocando socos e chutes até serem separados por populares.
Em declaração, o deputado alega que a briga foi motivada por racismo. “O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde que eu era criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão”, afirmou o parlamentar.
Segundo o relato do deputado, a confusão começou quando ele e uma amiga negra atravessavam a rua e o motorista jogou o carro em direção a eles. Afirma que, após xingamentos, o homem saiu do veículo para iniciar a agressão, filmando a situação. “Ele estava filmando e eu não imaginava que ele iria partir para a agressão. E eu também não comecei, mas ele estava filmando e era justamente o que ele queria”, declarou Freitas.
As imagens mostram Freitas aplicando dois chutes no homem, antes de receber um soco no rosto que resultou na fratura do nariz. A sequência da briga, já do outro lado da rua, termina com a intervenção de terceiros.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, manifestou repúdio à agressão sofrida pelo deputado, ressaltando sua atuação na luta antirracista e o histórico de perseguições que Freitas enfrenta desde sua atuação como vereador. A trajetória política do deputado é marcada por controvérsias, incluindo uma condenação à prisão em regime aberto por um protesto em 2020 e uma cassação de mandato posteriormente anulada pelo STF.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br