Porto Digital: Centro Histórico de Recife Pulsa com Inovação e Tecnologia

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O coração do Recife Antigo, conhecido por seus casarões históricos do século XVII, agora abriga um vibrante polo de inovação tecnológica: o Porto Digital. Dentro desses edifícios, que contrastam com a arquitetura colonial, equipes desenvolvem algoritmos de ponta para áreas como logística, segurança da informação, games e inteligência artificial.

Este polo tecnológico reúne 475 empresas, desde startups promissoras até gigantes multinacionais, gerando mais de 21 mil empregos. A região, equivalente a 42 campos de futebol, se tornou um centro de atração para grandes empresas como Accenture, Deloitte, NTT Data e Capgemini.

O engenheiro elétrico Eduardo Peixoto, que testemunhou a fuga de talentos de Pernambuco no final do século XX, retornou em 2002 para participar do projeto do Porto Digital. Seu objetivo era “criar essa economia para reter e trazer de volta a galera”. Atualmente, Peixoto lidera o CESAR, que desenvolve mais de 100 projetos de inovação e educação.

Segundo Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, o foco também está na formação de profissionais. Em 2024, a cidade formou 1,4 mil pessoas na área de tecnologia. O Porto Digital também abriga universidades, com cursos que incluem residência nas empresas, permitindo aos alunos se aproximarem das demandas do mercado.

Apesar do sucesso, Peixoto defende ajustes na política de incentivos fiscais para as empresas instaladas no Porto Digital, que recebem isenção de 60% do ISS. Ele sugere que uma pequena contrapartida, como o reinvestimento de 0,5% do faturamento em educação, poderia garantir a manutenção do capital humano no mercado de trabalho.

Em 2024, o faturamento das empresas do Porto Digital alcançou R$ 6,2 bilhões, representando a terceira maior fonte de receita da capital pernambucana.

O Rec’n’Play, festival de tecnologia realizado no Porto Digital, aconteceu com atividades em diversos espaços, palcos e estandes. A expectativa era atrair um público de mais de 90 mil pessoas.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também