A temporada 2025/26 do Novo Basquete Brasil (NBB) teve seu lançamento oficial nesta terça-feira, no Salão Nobre do Corinthians, em São Paulo. Marcada pelo slogan “Nossa Terra tem Basquete”, a competição visa fortalecer a identidade do basquete brasileiro. As primeiras partidas serão disputadas no próximo sábado.
Uma das novidades mais notáveis desta temporada é a presença de Jelena Todorovic, técnica sérvia de 31 anos, que fará história ao se tornar a primeira mulher a comandar uma equipe no NBB. Ela estará à frente do Fortaleza Basquete Cearense, que fará sua estreia contra o Vasco da Gama no sábado.
“Estou muito honrada com esse privilégio,” declarou Todorovic. “Comandar é um desafio. Procuro ser a melhor pessoa para liderar os meus atletas. Não importa se você é mulher ou não, importa que você é a melhor pessoa para o cargo. Agradeço ao basquete brasileiro por me dar essa grande oportunidade.”
Léo Costa, comandante do Minas, equipe vice-campeã na temporada passada, também compartilhou sua motivação para conquistar o título inédito: “O clube quer muito esse título. Sabemos da dificuldade e do alto nível da competição. Nos últimos anos, o Minas tem sido considerado um dos grandes favoritos a levar a competição, e isso me deixa muito feliz.”
Georginho de Paula, ala/armador do Sesi Franca, atual campeão, ressaltou a pressão e a responsabilidade de defender o título: “Nós, de Franca, sabemos dessa pressão, sabemos da responsabilidade que é e trabalhamos todos os dias para corresponder muito bem. Nosso objetivo é conquistar mais um caneco e fazer história, mas sabemos que não será uma missão fácil.”
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br