A Prova Nacional Docente (PND), agendada para o próximo dia 26, ultrapassou a marca de um milhão de inscritos. O exame, destinado a auxiliar estados e municípios na seleção de professores para suas redes de ensino, registrou um total de 1.086.914 inscrições confirmadas.
De acordo com dados, a área de pedagogia concentra a maioria das inscrições, representando 51,58% do total, com 560.576 candidatos. Em segundo lugar, destaca-se a área de letras – português, com 73.187 inscritos, seguida por matemática (72.530) e educação física (65.911).
A PND, também conhecida como Enem dos Professores ou CNU dos Professores, abrangerá 17 áreas de licenciatura, incluindo artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
O exame é voltado tanto para alunos que estão concluindo cursos de licenciatura em 2025 e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), quanto para profissionais já formados com interesse em participar de concursos ou processos seletivos nas redes públicas de ensino.
O resultado da prova será utilizado como etapa de admissão ao magistério público em 1.508 municípios de 22 estados. São Paulo lidera o número de inscritos por estado, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Prova Nacional Docente será composta por duas partes: formação geral (30 questões objetivas e uma discursiva) e componente específico (50 questões de múltipla escolha). A aplicação da prova ocorrerá em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal, com portões abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início da prova está previsto para as 13h30, com término às 19h.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br